terça-feira, 30 de julho de 2013

Protótipo eléctrico cativa atenções no RED BURROS FLY IN


No ar os pilotos acrobatas prendiam as atenções dos milhares de visitantes da 4ª edição do Red Burros Fly-In, em Mogadouro, mas era na terra que uma pequena aeronave despertava o interesse dos aficionados das máquinas voadoras.


Trata-se de um motoplanador que foi apresentado, no sábado, em Mogadouro. E não é uma aeronave qualquer, é um protótipo desenhado e construído em Portugal e que contou com as parcerias da universidade do Porto, Minho e Minas Gerais no Brasil.

“Isto é um cruzamento entre um ultraligeiro e um planador. Temos três tipos de asas neste avião: uma de nove metros para voos de cruzeiro, uma de 16 metros para voos à vela e estamos a trabalhar num projecto com asa telescópica em que varia de nove para 16 metros em pleno voo. É um projecto 100% português”, explicou Luís Ribeiro, um dos construtores da aeronave.

O protótipo é eléctrico e caracteriza-se pela ausência de ruído. “Esta aeronave é puramente eléctrica, utiliza quatro baterias de lithium e dois motores de magnéticos permanentes, que geram 100 cavalos de potência mais que suficientes para descolar, levantar voo a uma altitude de seis mil pés e fazer um voo cruzeiro”, acrescentou.

O protótipo ainda não está apto a voar, já que ainda se encontra em fase de testes. O mentor do projecto, Teófilo Milhão, empresário de Guimarães, já apresentou a aeronave na Alemanha e Mogadouro foi a primeira localidade portuguesa a receber o projecto nacional.

Quanto ao RedBurros Fly-In recebeu 113 pilotos acrobatas, portugueses e estrangeiros, dos 135 que estavam inscritos. Para João Henriques, vice-presidente da autarquia, foi “a maior participação das quatro edições realizadas” apesar do tempo que não ajudou.

João Henriques destaca a promoção que o RedBurros faz à vila de Mogadouro. “Os hotéis e restaurantes tiveram lotação esgotada”, concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário