sexta-feira, 13 de setembro de 2013

DOURO INTERNACIONAL

Segredos de Portugal: Douro desconhecido
 

O silêncio é impressionante, quando, do meio das águas calmas do Douro se observam as enormes escarpas que limitam o leito do rio. De vez em quando um ruido quebra a concentração, ao mesmo tempo que nos céus azuis uma águia-real inicia um voo majestoso. Lá perto, no topo de um rochedo inacessível, um abutre do Egito abre as asas de forma vagarosa, indiferente à embarcação de onde uma bateria de binóculos e camaras fotográficas registam o momento. O cenário, de tão impressionante, parece ter saído de um filme, mas não o é. É a paisagem do Douro Internacional, a poucos quilómetros da fronteira com a Espanha, um local quase desconhecido e radicalmente diferente da ideia do Douro vinhateiro que aparece nos postais ilustrados.

Este segredo bem guardado de Portugal é, como já se percebeu, apenas acessível de barco. Quem organiza estas viagens é a Europarques, uma empresa certificada que utiliza guias biólogos para melhor explicarem os detalhes da visita aos muitos turistas que embarcam nesta aventura pelo Douro acima. Com preocupações ecológicas, os barcos não poluem o ambiente, proporcionam verdadeiras viagens pelos sentidos, estimulando os visitantes a sentirem os cheiros, os sons e as cores da região. Cada viagem potencia também o respeito pela natureza e a preservação do meio ambiente.

Para que nada se perca, a Europarques construiu cada viagem com o apoio técnico de três universidades, financiando vários programas de investigação e conservação da natureza, usando as receitas das viagens dos cruzeiros ambientais para financiar estes projetos. Por isso, tiveram o reconhecimento do Instituto do Turismo de Portugal, e também por terem contribuído para o desenvolvimento do turismo sustentável, segundo os princípios da Carta Europeia de Turismo Sustentável.


1 comentário:

  1. Fiz o percurso de Miranda a Barca Dalva...4 ou 5 dias pagaiando.
    Experiência inolvidável.

    ResponderEliminar